Razões para aprender PYTHON

Razões para aprender PYTHON

Razões para aprender a linguagem PYTHON

A Linguagem Python, é uma linguagem de propósito geral, o que significa que pode ser usado para construir praticamente qualquer coisa, o que será facilitado com as ferramentas/bibliotecas corretas.

Dentre os muitos empregos da linguagem, o Python é muito recomendado para o desenvolvimento web backend, análise de dados, inteligência artificial e computação neural.

Pontos positivos

  1. Perfeita para iniciantes – Seu nome e oriundo do seriado norte americano Monty Python, seriado esse que era de cunho humorístico, assim sendo a linguagem também foi projetada para ser fácil de entender e divertido de usar.O divertimento é um grande motivador e, como ela proporciona que o desenvolvedor construa protótipos e ferramentas rapidamente com ela, muitos acham que a codificação usando a linguagem é uma experiência satisfatória. Assim, ela ganhou popularidade por ser amigável para iniciantes, e substituiu o Java como a linguagem introdutória mais popular nas Universidades mais conceituadas dos EUA.
  2. Fácil de entender – Pelo fato de ser uma linguagem alto nível, o Python lê-se como o inglês, o que torna mais simples a aprendizagem de iniciantes de programação. O Python auxilia o desenvolvedor por trazer pra si as tarefas mais complexas do desenvolvimento, por isso é muito fácil para os iniciantes, pois permite que eles se concentrem em aprender conceitos de programação, sem ter que se preocupar com questões da linguagem e da plataforma.
  3. Alto Grau de flexibilidade – Por se tratar de uma linguagem interpretada, Python é realmente flexível. Essa característica torna a linguagem muito mais maleável o que significa que não há regras rígidas sobre como criar recursos, a ha mais flexibilidade na solução de problemas usando diferentes métodos, afim de encontrar a melhor forma de resolver os problemas. Além disso, o Python também é mais indulgente com os erros, então você ainda poderá executar o seu programa até atingir a parte problemática.

Pontos negativos

  1. Escalabilidade – Pelo fato do Python ser uma linguagem interpretada, o mesmo pode facilmente significar algo diferente dependendo do contexto. À medida que um aplicativo Python cresce e é mais complexo, isso pode tornar-se difícil de manter, pois os erros se tornarão difíceis de rastrear e corrigir, de modo que precisará ter experiência e conhecimento para saber como projetar o seu código ou escrever testes de unidade para facilitar a manutenção.
  2. Performance – Sabe-se que a linguagem, o Python é mais lenta do que as demais linguagens mais populares pelo fato de que  é muito flexível e a máquina(interpretador) precisa de fazer um grande número de referências para se certificar de qual é a definição de algo e isso diminui o desempenho do Python.
    De qualquer forma, existem alternativas como o PyPy ,Cython que são implementações mais rápidas do Python. Embora eles ainda não sejam tão rápidos quanto Java, por exemplo, certamente melhora muito a velocidade.

Comunidade PYTHON

O suporte da comunidade independente da linguagem em questão é de suma importância devido ao fato de que quando durante o aprendizado e desenvolvimento houver alguma questão que cause dúvida ou incerteza a comunidade de desenvolvedores pode lhe ser útil para sanar seus problemas.Bem como também colaborar com eventuais problemas que demais membros possam estar enfrentando. Quanto maior a comunidade, mais provável que você obtenha ajuda e mais pessoas estarão a construir ferramentas úteis para facilitar o processo de desenvolvimento.

  • 5ª Maior comunidade no StackOverflow – O portal StackOverflow é uma ferramenta de  Q&A de programação, Python tem 85,9k seguidores, com mais de 500k perguntas sobre o Python. As perguntas de Python também são a terceira mais provável a obter resposta quando se compara com outras linguagens de programação populares.
  • 3ª maior comunidade no Meetup – Nos encontros, você geralmente pode redigir e aprender com outros desenvolvedores. Os encontros (Meetups) muitas vezes oferecem orientação para aqueles que também o desejam. Existem +1300 grupos Python no Meetup.com, totalizando 608k membros. Assim, em termos de linguagens de programação, a Python é a terceira maior comunidade.
  • 4º LINGUAGEM MAIS USADA NO GITHUB – Quantos mais projetos mais úteis que existem, mais provável é que alguém já tenha construído uma função que você precisa e a construiu bem, o que acelerará o seu processo de desenvolvimento. Mais de 950 projetos Python têm mais de 500 estrelas.Python também é conhecido por ter uma abundância de bibliotecas que auxiliam na análise de dados e na computação científica.

A Linguagem no Futuro

De acordo com o índice TIOBE, o Python é a 4º linguagem de programação mais popular de entre 100.
Com o aumento do Ruby on Rails e, mais recentemente, do Node.js, o uso da Python como principal linguagem de prototipagem para o desenvolvimento de backend web diminuiu um pouco, especialmente porque possui um ecossistema MVC fragmentado. No entanto, com “big data” tornando-se cada vez mais importantes, a Python tornou-se uma habilidade mais demandada do que nunca, especialmente pode ser integrada em aplicações web.
Como um projeto de código aberto, o Python está ativamente trabalhado com um ciclo de atualização moderado, promovendo novas versões todos os anos para garantir que permaneça relevante.

A capacidade de uma linguagem de programação para se manter relevante também depende se o idioma está a receber sangue novo. Em termos de volume de pesquisa para qualquer pessoa interessada em aprender Python, subiu para o 1º lugar em comparação com outras linguagens além do fato de que o interesse em aprender Python cresceu um 22,1% em 2015.

Links interessantes

https://www.python.org/

http://python.org.br/

http://www.cursoemvideo.com/course-cat/python/

Gustavo Tancredo

Analista Sênior

gustavo.tancredo@cpsti.com.br

Site da CPS Soluções em TI: http://www.cpsti.com.br

Página da CPS Soluções em TI no Facebook: http://www.facebook.com/cpsti

Twitter da CPS Soluções em TI: https://twitter.com/cps_ti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhamentos